A marca

No Brasil desde 1933, a Fiszpan tem suas raízes quatro gerações atrás, na Polônia. Tradição caminhando ao lado da modernidade. O fôlego da marca se deve justamente ao fato de acompanhar tendências e se renovar a cada estação.

A marca carioca de acessórios de moda, que acompanha gerações de mulheres a mais de 83 anos, comercializa, hoje, mais de 14.000 itens entre perucas, apliques e acessórios como bolsas, carteiras e bijoux.


Fiszpan 80 anos por Adriana Bechara

Lembro de quando era pequena e tinha que entrar em bancos, farmácias e lojas com a minha mãe e sempre achava aquilo chato. Mas quando a gente entrava na Fiszpan, um novo mundo se abria. Aquela inigualável variedade de objetos, cores e texturas, todos para nos enfeitar, abria meu apetite fashion imediatamente. Sim, a Fiszpan antecede minha vida adulta (e como!) e, embora venda bijuterias, é uma joia rara da moda nacional que chega aos seus 80 anos com um corpinho de 20. É também um modelo raro de inovação, diversificação e adaptação tanto para o mundo corporativo tradicional, quanto para a empresa familiar que continua sendo. Imagine que o Sr. Mauricio Fiszpan desembarcou no Brasil trazendo o know how de perucas da Polônia no ano de 1933 e que quando falamos “perucas”, não me ocorre outro nome que defina melhor o recurso adaptado aos dias de hoje.

Nessa trajetória longeva foi preciso encarar crises e encontrar oportunidade na adversidade sem jamais perder o entusiasmo e o espírito de celebração. Contemporânea do Copacabana Palace, a Fiszpan celebrou seus 60 anos nos salões do Copa com um grande desfile. Inspirador, foi o ponto de partida para a criação do Prêmio Rio Sul de Moda e posteriormente a semana carioca de moda. Ao completar 70 anos, eu estava no auge da minha carreira de stylist e fui convidada ao lado de outros colegas, para transformar atrizes em ícones históricos. Juliana Knust virou uma Marlene Dietrich provocadora, numa festa de arromba no Palácio da Cidade. Inesquecível!

De lá para cá, incontáveis foram as vezes que nós, da imprensa especializada em moda e beleza, recorremos à Fiszpan atrás de lenços, bolsas, colares, prendedores de cabelo, brincos, cintos, enfim, são 14 mil itens impossíveis de serem enumerados ou descritos aqui. Todos supérfluos de primeira necessidade para uma mulher moderna e vaidosa, que vai da feira ao baile, sempre bem “acessorada”, sem perder a pose e o brilho individual. Porque nada pode ser mais autêntico no estilo feminino, como o jeito de combinar e misturar bijus, acessórios e penteados. E prever isso há décadas atrás, é coisa de gente visionária, que faz história mesmo.

Hoje sob a batuta de Solange Fiszpan e com Daniela Fiszpan nas áreas de marketing e estilo, perucas e apliques otimizados pela tecnologia ganham uma coleção exclusiva de cortes assinados pelo águia da beleza Fernando Torquatto (grande sacada!). Por outro lado, mais de 1.100 já foram doadas ao Inca (genial!). Nos acessórios, as mais bacanas tendências aliadas a qualidade e preços competitivos estão nos pilares de uma marca democrática, mas cheia de personalidade. Espero estar por aqui para celebrar a próxima década. Porque não importa mais qual vai ser a moda ou a tendência do momento. Importa é que a história se faz com quem não perde o bonde dos acontecimentos, com quem tem faro para rastrear o novo, com quem consegue se reinventar para continuar sendo o mesmo. Prova gabaritada? É hora de comemorar. Vamos fazer um brinde?

#FISZPAN @ INSTAGRAM